sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Breve História da Batalha

Queremos comunicar que esses textos foram extraídos das revistas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, portanto foram escritos conforme o português utilizado na época.

-

"Em 8 de novembro de 1822, uma semana após a sua chegada, trava-se o combate de Pirajá, de acordo com os seus planos. E’ primeiro grande holocausto sobre o altar de independência. Os soldados do General Madeira são completamente batidos e debandam em fuga desordenada.

Em 29 de dezembro efetuam-se escaramuças sob seu comando em Conceição, atacando Felisberto Gomes Caldeira neste mesmo dia os portuguêses em Itapoan.

Em 7 de janeiro de 1823, tentam os luzitanos desembarcar na ilha de Itaparica, a batalha que tem inicio de madrugada só termina ás 6 horas da tarde com enormes prejuisos para os assaltantes que são inteiramente derrotados, sendo a vitória completa.

O General Labatut reconhecendo esse feito heroico chega à ilha com reforços atravéz de todos os riscos da esquadrilha sitiante e premía o forte de São Lourenço com a primeira bandeira nacional que é logo arvorada, e logo após promove todos."

(Revista do IGHB nº 68, 1942)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pra você Labatut foi:

Arquivo do blog