Após a vitória na batalha de Pirajá, Labatut foi preso e enviado para o Rio de Janeiro.
As decisões de Labatut foram consideradas arbitrárias e tirânicas, dentre elas, a prisão de alguns escravos que depois resultou no fuzilamento dos homens e chicoteamento das mulheres.
Assim Labatut era visto por alguns como um herói, pois ele liderou a batalha, mesmo à distância, que consequentemente contribuiu para a Independência do estado da Bahia e do Brasil.
Porém ele foi taxado como algoz, pois abusava de sua autoridade, por submeter alguns a tratamentos desumanos e até mesmo causar a morte destes.
O gal.Pedro Labatut pode ser analisado como um oportunista que usa o povo na linha de frente do combate,e quando obtinha exito ele os despresa e os tortura mostrando que não havia respeito pelos seus comandados principalmente os negros que sofreram na pele todo seus preconceito eurocentrico...
ResponderExcluirAntes de ser transferido para o Rio de Janeiro o General Pedro Labatut ficou preso em qual local na Bahia? Já ouvi dizer que ele ficou detido na cidade de Maragojipe, recôncavo da Bahia. Esta informação procede?
ResponderExcluir